Cuidado com o sensacionalismo

 

Imagem criada com a IA DALL·E 3


Quando eu era miúdo fiquei muito impressionado com um veículo que se incendiou estacionado na rua onde vivia.

Estávamos no início dos anos 80, nem sequer sonhávamos com a possibilidade de veículos eléctricos.

Mais tarde nos anos 90 testemunhei um acidente em que um dos veículos se incendiou.

Mais uma vez, carros eléctricos nem pensar nisso.

Já nos anos 2000 eu próprio tive um veículo que se incendiou em andamento! Era um veículo a gasóleo completamente novo (não tinha mil quilómetros percorridos) e pelos vistos tinha um defeito relacionado com os travões que provocou tal desfecho numa viagem Lisboa - Faro.

E carros eléctricos nessa época continuavam a ser ficção.

Tudo isto para dizer que me anda a fazer confusão as notícias sensacionalistas relacionadas a incêndios em veículos 100% eléctricos.

Hoje ao ler uma notícia destas num jornal supostamente de qualidade, deu-me um nervoso miudinho e decidi tentar perceber junto de uma Inteligência Artificial se estou enganado, aquí fica o resultado:

Eu:

Pesquisa na Internet um comparativo entre incêndios em carros a combustão e incêndios em carros eléctricos.

O que pretendo saber é:

- se estatisticamente os números são similares;

- se existe diferença dos números entre carros estacionados ou em andamento.

Inteligência Artificial:

Em termos estatísticos, os carros a combustão interna (ICE) têm uma probabilidade significativamente maior de incendiar-se em comparação com os veículos elétricos (EVs). Diversos estudos mostram que os incêndios em veículos a combustão ocorrem com uma frequência muito maior do que em veículos elétricos. Por exemplo, de acordo com dados da National Transportation Safety Board (NTSB) e outras fontes, para cada 100.000 veículos vendidos, aproximadamente 1.530 carros a combustão sofrem incêndios, em comparação com apenas 25 incidentes para veículos elétricos. Isso sugere que os veículos a combustão são mais de 60 vezes mais propensos a pegar fogo do que os veículos elétricos.

Além disso, os veículos híbridos têm ainda uma taxa mais elevada de incêndios, com aproximadamente 3.475 incidentes por 100.000 veículos, o que se deve à combinação de tecnologias presentes nesses carros, que inclui tanto motores a combustão quanto baterias elétricas.

Quanto à diferença entre carros estacionados e em andamento, os dados específicos sobre essa comparação não são tão amplamente divulgados. No entanto, o risco de incêndio em veículos elétricos pode estar mais relacionado a incidentes durante o carregamento ou após acidentes graves, onde a integridade das baterias é comprometida, do que em situações normais de condução ou estacionamento. Já os carros a combustão podem pegar fogo tanto em movimento quanto estacionados devido a várias causas, como vazamentos de combustível ou falhas no sistema elétrico.

Em resumo, veículos a combustão têm uma probabilidade muito maior de incêndio em comparação com veículos elétricos, e embora existam diferenças nas condições em que esses incêndios ocorrem, os dados gerais indicam que os EVs são mais seguros nesse aspecto.

Eu:

Curioso.

Eu tinha essa sensação, no entanto existem muitas pessoas que pensam exactamente o contrário!

Qual o(s) motivo(s) para existir essa ideia errada disseminada pela população?

Inteligência Artificial:

A percepção errada de que os veículos elétricos são mais propensos a incêndios do que os veículos a combustão interna é amplamente disseminada, apesar dos dados contrários. Vários fatores contribuem para essa ideia equivocada:

1. Cobertura Mediática Sensacionalista: 

Quando um veículo elétrico pega fogo, isso tende a gerar muito mais atenção nos media do que um incêndio em um carro a combustão. A novidade dos veículos elétricos e o foco em incidentes envolvendo novas tecnologias atraem a curiosidade e o medo, fazendo com que esses casos sejam amplamente divulgados, mesmo sendo raros. Isso cria uma percepção desproporcional do risco associado aos EVs.

2. Desconhecimento e Mitos Sobre a Tecnologia: 

A tecnologia das baterias de íon-lítio usada em veículos elétricos é relativamente nova para o público em geral. Muitos consumidores não entendem bem como essas baterias funcionam, e o medo do desconhecido pode levar a suposições exageradas sobre os riscos de incêndio. Além disso, os casos de incêndio em dispositivos menores, como smartphones e scooters elétricos, também contribuem para a associação negativa com baterias.

3. Comparações Injustas: 

Muitas vezes, as comparações são feitas sem levar em consideração o número total de veículos de cada tipo em circulação. Como há muito mais carros a combustão nas estradas, é natural que haja mais incidentes com esses veículos, mas isso não é proporcionalmente refletido nas análises ou discussões populares.

4. Dificuldade de Combate a Incêndios em EVs: Os incêndios em veículos elétricos, embora menos comuns, apresentam desafios específicos para os bombeiros, como o fenômeno de “thermal runaway” (fuga térmica), que pode fazer com que as baterias voltem a pegar fogo após serem apagadas. Esses desafios são diferentes dos enfrentados com veículos a combustão, o que pode criar uma impressão de maior risco.

Esses fatores, combinados com a resistência ao novo e a mudanças tecnológicas, alimentam o mito de que os veículos elétricos são mais perigosos em termos de risco de incêndio. Na realidade, as estatísticas mostram que os veículos elétricos são, de fato, menos propensos a incêndios do que os veículos tradicionais a combustão.

Eu:

E por fim:

Num acidente grave, a probabilidade de incêndio mantém-se nesse comparativo?

Inteligência Artificial:

Em casos de acidentes graves, a probabilidade de incêndio continua sendo menor em veículos elétricos (EVs) comparado aos veículos a combustão interna (ICE). No entanto, a natureza dos incêndios em acidentes com veículos elétricos pode ser diferente devido à presença de baterias de íon-lítio.

Comparação de Probabilidade:

- Veículos a Combustão: 

Como os veículos a combustão operam através da queima de combustível, qualquer impacto severo que comprometa o tanque de combustível ou o sistema de combustível pode resultar em um incêndio. O risco aumenta se houver vazamentos de combustível ou falhas elétricas associadas.

- Veículos Elétricos: 

Nos veículos elétricos, os incêndios são menos comuns, mas quando ocorrem, geralmente estão relacionados a danos severos nas baterias. Um acidente grave que cause uma ruptura na bateria pode desencadear um fenômeno conhecido como thermal runaway (fuga térmica), onde as células da bateria sobreaquecem e pegam fogo. Apesar disso, a probabilidade de incêndio em um acidente é estatisticamente menor em EVs do que em veículos a combustão.

Considerações Especiais:

- Complexidade do Incêndio: 

Embora menos frequentes, os incêndios em EVs podem ser mais difíceis de extinguir devido às características das baterias, como a possibilidade de reignição mesmo após o fogo ser apagado. Esse tipo de incêndio exige técnicas e abordagens específicas por parte dos bombeiros, mas é importante destacar que a ocorrência desses incêndios é estatisticamente menos comum.

Conclusão:

Mesmo em acidentes graves, os veículos elétricos apresentam uma menor probabilidade de incêndio em comparação com os veículos a combustão interna. No entanto, os incêndios que ocorrem em EVs podem apresentar desafios diferentes, especialmente relacionados ao manuseio das baterias após o acidente.

Textos avulso
17.8.24
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